O câncer de intestino é uma das neoplasias mais comuns atualmente. Mas a boa notícia sobre essa doença é que é possível reduzir significativamente os riscos de desenvolvimento ao longo da vida com alguns cuidados essenciais.
Esse tipo de câncer, que acomete o cólon e o reto, costuma se desenvolver a partir de pólipos intestinais, pequenas lesões que podem se transformar em tumores malignos se não forem identificadas e removidas a tempo.
Nesse sentido, a prevenção assume um papel essencial na redução do risco da doença. Bem como a realização de exames preventivos que possibilitam o diagnóstico precoce, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.
Neste conteúdo, vamos abordar mais detalhes sobre os principais cuidados para prevenir o câncer de intestino, os sinais precoces de alerta que exigem atenção, assim como a importância da realização de exames regulares. Acompanhe!
A importância da prevenção do câncer de intestino
É possível prevenir o câncer de intestino por meio de uma combinação de hábitos saudáveis e a realização de exames regulares.
Geralmente, esse tipo de câncer se desenvolve a partir de pólipos intestinais. Mas é possível detectá-los e removê-los antes de se tornarem malignos. Para isso, o paciente precisa manter os exames em dia e ter atenção aos sintomas iniciais da doença.
Assim, algumas medidas efetivas que podem ajudar a prevenir o câncer de intestino incluem:
- Alimentação equilibrada: uma dieta rica em fibras, vegetais, frutas e grãos integrais ajuda a manter o bom funcionamento intestinal e reduz o risco de doenças.
- Evitar o consumo excessivo de carnes processadas e gorduras: alimentos ultraprocessados e carnes vermelhas em excesso estão relacionados diretamente ao aumento do risco de câncer colorretal.
- Manter um peso saudável: a obesidade é um fator de risco para diversas doenças, incluindo o câncer de intestino.
- Praticar atividade física regularmente: exercícios ajudam a regular o metabolismo e reduzem a inflamação no organismo.
- Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool: fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso aumenta ainda mais o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, incluindo de intestino.
Sinais de alerta e importância do diagnóstico precoce do câncer de intestino
Mesmo com a prevenção, é fundamental que os pacientes estejam sempre muito atentos aos possíveis sinais que podem indicar a presença do câncer de intestino.
Apesar de essa ser uma condição que pode gerar sintomas diferentes para cada paciente, alguns dos principais e mais comuns são:
- Alteração no hábito intestinal (diarreia ou constipação prolongada, por exemplo).
- Presença de sangue nas fezes.
- Dor abdominal muito frequente.
- Perda de peso inexplicada.
- Sensação de evacuação incompleta.
Portanto, caso algum desses sintomas comece a se manifestar, é fundamental procurar um especialista para passar por uma avaliação e realizar exames diagnósticos, como a colonoscopia.
Mesmo que o resultado seja negativo para o câncer, isso vai contribuir para entender o que está acontecendo. Então, é possível iniciar o melhor tratamento para o problema.
Quando realizar os exames preventivos?
A colonoscopia é o exame mais eficaz para detectar pólipos e outros sinais precoces do câncer de intestino.
De modo geral, o exame é uma recomendação para todas as pessoas a partir dos 45 anos, ou antes, caso haja histórico familiar da doença.
Além disso, outros exames complementares podem ser solicitados, como testes de sangue oculto nas fezes e exames genéticos, em casos de predisposição hereditária.
Tratamento e acompanhamento do câncer de intestino na Rectal Care
Na Rectal Care, somos referência em proctologia e contamos com uma equipe altamente qualificada no diagnóstico e tratamento do câncer de intestino, assim como diversas outras patologias que podem comprometer a saúde colorretal.
Para garantir máxima eficiência em nossos atendimentos, utilizamos abordagens minimamente invasivas e acompanhamos cada paciente de forma personalizada, oferecendo suporte integral durante todo o processo de tratamento.Se você deseja saber mais sobre prevenção e cuidados com a saúde colorretal, entre em contato conosco e agende uma consulta.