Os sintomas de câncer de cólon podem ser muito sutis nos estágios iniciais da doença. Por isso, o diagnóstico precoce acaba se tornando um verdadeiro desafio nesses casos.
Essa doença afeta milhares de pessoas todos os anos. Segundo especialistas, reconhecer os sinais de alerta é a principal chave para garantir um tratamento mais eficaz e aumentar as chances de sucesso.
Entre os principais sintomas que podem surgir estão mudanças no hábito intestinal, presença de sangue nas fezes e perda de peso sem explicação, por exemplo.
A seguir, vamos entender o que os especialistas dizem sobre esses sinais e qual é a real importância da detecção precoce.
Sintomas de câncer de cólon: o que temos que observar?
Assim como os demais tipos de câncer, os sintomas de câncer de cólon variam conforme o estágio da doença e a localização onde se encontra o tumor no intestino grosso.
Nos estágios iniciais dessa condição, podem ocorrer sintomas que tornam evidente que algo não está funcionando como deveria. Mas, conforme o câncer progride, alguns sinais acabam se tornando muito mais perceptíveis.
Nesse sentido, os especialistas apontam que os principais sintomas associados à presença de câncer de cólon, tanto em estágios iniciais como mais avançados, incluem:
- Episódios de diarreia ou constipação frequentemente, sem uma causa exata;
- Sangue presente nas fezes, que pode aparecer como sangue vermelho vivo ou como fezes escurecidas;
- Dor abdominal persistente que pode incluir cólicas, gases e desconforto abdominal;
- O paciente pode sentir que o seu intestino nunca se esvazia completamente após evacuar;
- Emagrecimento repentino e sem motivo,
- Fadiga constante, que pode estar relacionada à anemia causada pelo sangramento intestinal crônico ao longo do tempo.
O que os especialistas mais recomendam sobre os sintomas de câncer de cólon?
Detectar o câncer de cólon precocemente pode aumentar significativamente as chances de cura do paciente.
Para os especialistas, o pilar mais importante são os exames preventivos, em especial para pessoas que já possuem fatores de risco, como histórico familiar da doença, idade acima de 45 anos ou estilo de vida inadequado e pouco saudável.
Abaixo, estão os principais exames que contribuem para o diagnóstico precoce do câncer de cólon:
- Colonoscopia: considerado o exame mais eficiente para detectar pólipos e tumores de forma precoce e em estágios ainda muito iniciais.
- Teste de sangue oculto nas fezes: para identificar quaisquer pequenas quantidades de sangue não visíveis a olho nu presente nas fezes do paciente.
- Exames de imagem: tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem ajudar a avaliar a extensão geral da doença.
Além disso, os especialistas também enfatizam que pessoas acima de 45 anos devem manter os exames periódicos e preventivos sempre em dia mesmo sem sintomas aparentes. Assim, a detecção da doença ocorrerá o mais breve possível.
Prevenção e estilo de vida: fatores que fazem a diferença
Apesar do câncer de cólon ter a influência de alguns fatores genéticos, os especialistas indicam que a adoção de hábitos mais saudáveis pode contribuir para reduzir os riscos de desenvolvimento da doença.
Entre as principais recomendações estão, por exemplo:
- Manter uma alimentação rica em fibras: ajuda no funcionamento do intestino e reduz o risco de câncer colorretal. Além disso, também previne diversas outras doenças.
- Evitar alimentos ultraprocessados: embutidos, carnes e alimentos muito gordurosos podem aumentar as chances de desenvolvimento de diferentes tipos de doenças.
- Praticar atividade física regularmente: o sedentarismo está diretamente ligado ao aumento do risco de câncer de cólon. Então, a prática de exercícios moderados é fundamental.
- Parar de fumar e reduzir o consumo de álcool: ambos estão associados a um maior risco de diversos tipos de câncer.
Conheça a especialização da Rectal Care
A Rectal Care é uma clínica especializada e destinada a oferecer tratamentos para condições colorretais.
Além disso, contamos com uma equipe médica muito qualificada que pode auxiliar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de patologias que afetem a saúde colorretal, como o câncer de cólon.Então, se você apresenta sintomas persistentes ou se gostaria de realizar exames preventivos com especialistas no assunto, agende a sua consulta conosco e conheça mais sobre as nossas especializações e tratamentos!