Muitas pessoas acham que o câncer é uma condição fácil de diagnosticar, mas o câncer de reto é uma condição que pode se desenvolver de forma silenciosa, dificultando o diagnóstico precoce e comprometendo as chances de um tratamento eficaz.
Localizado na parte final do intestino grosso, bem próximo ao ânus, esse tipo de câncer compartilha muitos sintomas com outras doenças gastrointestinais. Por isso, algumas pessoas acabam ignorando alguns sinais muito importantes.
Então, estar atento aos sintomas e realizar exames preventivos são atitudes essenciais para identificar a doença em estágios iniciais e aumentar as suas chances de cura.
A seguir, vamos falar sobre os principais sinais e como você pode investir na prevenção desse tipo de câncer. Confira!
Câncer de reto: sinais que podem passar despercebidos
Como comentamos, os sintomas do câncer de reto podem ser discretos no início da condição.
Com isso, o diagnóstico fica mais difícil e faz com que os pacientes não busquem ajuda rapidamente, por acreditarem ser apenas algum problema gastrointestinal mais simples.
No entanto, alguns sinais indicam claramente que algo não está certo e que, independente de qual é a condição, buscar ajuda especializada é fundamental para proteger a sua saúde.
Vamos conhecer os principais sintomas de câncer de reto:
- Sangue nas fezes: um dos sintomas mais comuns e pode se apresentar como sangue vermelho vivo ou como fezes com uma cor mais escurecida;
- Alterações no intestino: episódios de diarreia e/ou constipação;
- Dor ou desconforto retal: geralmente, costuma ser mais evidente durante a evacuação no início, mas depois se torna contínua;
- Mudança no formato das fezes: fezes mais finas e compridas podem indicar um estreitamento do reto causado por um tumor;
- Perda de peso: o emagrecimento rápido e sem motivo é um sintoma bastante comum de doenças graves, incluindo o câncer de reto e o de cólon,
- Fadiga e fraqueza: a perda de sangue constante nas fezes pode resultar em episódios de cansaço extremo e indisposição.
Diagnóstico precoce: a chave para o sucesso no tratamento
O diagnóstico precoce do câncer de reto aumenta bastante as chances de um tratamento eficaz e menos invasivo. Afinal, quanto mais avançado o estágio do câncer, mais complexas e invasivas são as opções de tratamento.
Para ter um diagnóstico precoce da condição, é necessário realizar alguns exames essenciais para identificar a doença, como:
- Colonoscopia: exame que permite visualizar o reto e o cólon, identificando a presença de possíveis tumores e pólipos;
- Ressonância magnética e tomografia computadorizada: ajudam a avaliar a extensão do tumor e a verificar se já houve disseminação para outras áreas,
- Biópsia: caso uma lesão suspeita seja encontrada, uma amostra pode ser retirada e analisada para confirmar o diagnóstico
Pessoas acima de 45 anos ou que possuem histórico familiar da doença devem realizar esses exames de rastreamento regularmente, mesmo sem apresentar sintomas, conforme orientação médica especializada.
Prevenção: hábitos que podem ajudar a reduzir o risco do câncer de reto
Sabemos que o desenvolvimento de um câncer é inevitável em muitos casos, mas existem alguns hábitos que podem contribuir para reduzir os riscos da doença, indicados para quem já possui uma certa predisposição.
Desse modo, se você tem receio de desenvolver o câncer de reto, aqui estão algumas diretrizes e hábitos que você pode adotar diariamente para diminuir as chances:
- Adotar uma alimentação equilibrada e rica em fibras;
- Reduzir ao máximo o consumo de carnes processadas no seu dia a dia;
- Pratique exercícios físicos regularmente para evitar o sedentarismo, pois ele está associado a um maior risco de câncer de intestino e de reto,
- Evite o tabagismo e o consumo de álcool em excesso.
Na Rectal Care, você encontra os melhores especialistas para cuidar da sua saúde
A Rectal Care, clínica especializada em saúde colorretal, conta com uma equipe médica de especialistas em diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de câncer.
O nosso grande diferencial está na utilização de tecnologias avançadas e exames de última geração para garantir um atendimento mais preciso e humanizado para os nossos pacientes.
Quando falamos em câncer de reto, sem dúvida, prevenir é sempre a melhor escolha para cuidar da sua saúde. Portanto, em caso de sintomas ou necessidade de tratamento especializado, entre em contato e conte com a nossa ajuda especializada para preservar a sua saúde.